Sistema nervoso-anatomia humana
Curso: Técnico em Enfermagem
Disciplina: Anatomia e Fisiologia Humana
Prof.ª Danielly Maria
Data: 13 / 04 /2013
Sistema Nervoso
Alunas:
Aparecida de Castro. Denilma Lima. Evergilda Frasão.
Lurdescléia Galvão. Silmara Galvão.
São Luís - MA
Abril - 2013
“Instituo Florence de Ensino”
Curso: Técnico em Enfermagem
Disciplina: Anatomia e Fisiologia Humana
Prof.ª Danielly Maria
Sistema Nervoso
“O Universo do CUIDAR é mais abrangente que o de Curar. Podemos não Curar sempre, Mas podemos CUIDAR e diminuir o sofrimento”. Camargo e Lopes.
São Luís - MA
Abril - 2013
Introdução
Você é capaz de pararde respirar? Ou fazer seu coração parar de bater? Por certo que não. Não temos controle sobre determinadas ações de nosso corpo. No entanto, esse controle existe e é executado basicamente pelo sistema nervoso. Além disso, o ambiente coloca o homem continuamente frente a desafios que eles têm de perceber e interpretar para responder a eles.
Sua função, em sentido amplo, é fazer com que o organismo trabalhe em harmonia com o ambiente. Em geral, o sistema nervosocontrola a maioria das funções do corpo, mediante o controle das contrações dos músculos esqueléticos, músculos lisos dos órgãos internos e velocidade de secreção de glândulas exócrinas (secreção externa, como o suor) e endócrinas (glândulas que secretam substâncias para dentro do organismo).
Desenvolvimento
O tecido do Sistema Nervoso é constituído por células nucleadas especiais, denominadas neurônios, com longos prolongamentos capazes de captar estímulos exteriores como o calor, frio, dor. Possuem morfologia complexa, mas quase todos apresentam três componentes. Os dendritos são prolongamentos numerosos, cuja função é receber os estímulos do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios. O corpo celular ou pericário é o centro do tráfico dos impulsos nervosos da célula. O Axônio