sistema musculoesquelético
O sistema musculoesquelético consiste do sistema esquelético e do sistema muscular. O sistema esquelético consiste do esqueleto – os ossos – e das várias estruturas que formam as articulações entre os ossos. Similar à armação de metal de um edifício, que dá ao corpo sua forma básica e provê um arcabouço de sustentação para todos os outros sistemas. O osso é um material ideal de suporte uma vez que não é somente forte, mas também de peso relativamente leve. O sistema esquelético adulto normalmente apresenta 206 ossos, mais de 200 articulações e representa entre 12% a 15% do peso corporal total ( Watkins, 2001 ).
Existem três tipos de tecido muscular: esquelético, visceral e cardíaco. O sistema muscular, entretanto,refere-se apenas aos músculos esqueléticos. Os tecidos musculares visceral e cardíaco pertencem a outros sistemas , cardíaco e digestório respectivamente.
Os músculos esqueléticos são as usinas do corpo, são os órgãos que nos permitem executar os movimentos voluntários e controlados do corpo. A propriedade mais importante de todos os tipos de tecido muscular é a contratilidade – a capacidade de criar uma forma de tração e, se necessário, uma mudança no comprimento ( aumento ou diminuição) enquanto a tração é mantida. Essa propriedade está altamente desenvolvida no tecido muscular esquelético. Cada músculo esquelético completo consiste de um grande número de longas células musculares ligadas por várias camadas de tecidos conjuntivos. Na maioria dos músculos, as células musculares ocupam o principal ventre do músculo, mas as extremidades consistem inteiramente de cordas ou de bandas espessas de tecido conjuntivo virtualmente inextensível que ancoram o músculo no esqueleto. O formato dessas inserções de tecido conjuntivo depende do formato do músculo e da área de osso disponível para a inserção. Em geral, existem dois tipos básicos: uma corda ou uma banda estreitada chamada tendão e uma banda larga chamada aponeurose. Um