Sistema Linfático
E
DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL
MÉTODO VODDER
Professora- Sany Paes
Sistema circulatório
Também chamado de Sistema Cardiovascular, o Sistema Circulatório divide-se em Sistema Vascular Sangüíneo e Sistema Linfático;
- O Sistema Vascular Sangüíneo é composto por coração, artérias, arteríolos, capilares, vênulas, veias e sangue e sua principal função é: levar oxigênio e nutrientes para as células; retirar CO2 e excretar; transportar hormônios; defesa do organismo; entre outras.
- O Sistema Linfático é composto pelos vasos linfáticos, capilares linfáticos, linfonodos e linfa e suas funções são: defesa do organismo e transporte de algumas substâncias absorvidas pelo Sistema Digestivo.
Sistema Vascular Sangüíneo
Coração: Órgão muscular oco, cujo tamanho é aproximadamente o do punho fechado; sua principal função é impulsionar o sangue para todos os tecidos através dos vasos sangüíneos, mas também tem a capacidade de produzir alguns hormônios. Sua contração é rápida, rítmica e involuntária.
Artérias: Por definição, são os vasos que levam o sangue do coração para todos os tecidos e órgãos do corpo; possui uma camada de tecido muscular liso que lhes confere elasticidade necessária para suportar toda a pressão sangüínea transmitida pelo coração, por isso elas pulsam.
Arteríolas, capilares e vênulas: Nas artérias o sangue passa para os arteríolos, que têm menos diâmetro; estes se ramificam originando uma rede de capilares. Estes são responsáveis pela perfusão tecidual (troca de substâncias), ou seja, é através deles que os tecidos recebem oxigênio e nutrientes e eliminam gás carbônico e excreta para o sangue. Os capilares agrupam-se originando as vênulas e estas despejam o sangue pobre em oxigênio e com grande concentração de gás carbônico e excreta nas veias.
Veias: Por definição, são vasos que levam o sangue dos tecidos e órgãos para o coração; suas paredes possuem válvulas que evitam o refluxo do sangue, facilitando o retorno