O Conceito Politico de Nicolau Maquiavel na Obra O Principe
Vânia Queiroz Bezerra de Sousa
RESUMO
O Conceito de Política na Obra o Principe de Nicolau Maquiavel é em sintase uma orientação de como Principes (como o autor chamava os governantes da sua época) devem agir para conquistarem o poder absoluto e de como se manter nele.
Ele fala dos tipos de Principado, os Hereditarios e os Adquiridos (Mistos), de como cada um deles pode ser conquistado e como se deve agir para mante-los.
Maquiavel da conselhos de como deve se comportar um Principe para conseguir seus objetivos. Ele diz que o principe deve ser ao mesmo tempo cruel e clemente, agindo com cautela para se tornar temido mas não odiado ou desprezado e que precisa conquistar a estima e o respeito do seu povo. Para ele um principe so deve cumprir suas promessas quando lhe for conveniente, no entanto deve aparentar sempre ser cheio de virtudes, e aparentar também ter qualidades, saber agradar seus suditos atraves de realização de obras marcantes e incentivo aos empreendimentos, que deve ter uma postura firme e suas decisões devem aparentar ser magnanimas, ele diz tambem que o bom principe deve que ter sabedoria para escolher seus ministros e acima de tudo deve fugir dos aduladores e da lisonja. Para Maquiavel a unica forma de um principe sensato manter seu Estado (Principado) é seguindo esses conselhos.
Ao lermos e analisarmos o pensamento politico de Nicolau Maquiavel na obra o Principe, escrito entre 1513 e 1516, concluimos que o seu pensamento em muitos aspectos se assemelha as praticas politicas contemporaneas, notadamente quando o autor deixa claro que um principe não deve hesitar em seu objetivo, tendo em vista que o que verdadeiramente importa é o exito conseguido mesmo que por meio da crueldade ou da trapaça, ou seja, os fins justificam os meios.
PALAVRAS CHAVES: Politica, Principado, Poder, Conquistar, Objetivo.
ABSTRACT
The Concept of Politics in the Work of