Sistema Linfático e Sistema Imunitário
O Sistema linfático é constituído por uma vasta rede de tubos semelhantes as veias , os vasos linfáticos, que constituem um sistema de drenagem paralelo aos vasos do corpo, e também fazem parte desse sistema os órgão linfáticos , já o Sistema imunitário é constituído por diferentes tipos de células(glóbulos) Brancos e pelos Órgãos onde ocorrem a maturação e multiplicação desses glóbulos, que são eles comuns aos dois sistemas.
Funções do sistema linfático
Recolher o excesso de líquido entre os tecidos e devolvê-lo a circulação sanguínea.
Transporte de moléculas de gordura e algumas vitaminas do intestino delgado para a corrente sanguínea.
Defesa do organismo devido a presença de células de defesa os linfócitos (um tipo de glóbulo branco). O sistema linfático é formado por:
Vasos linfáticos.
Linfonodos (gânglios linfáticos).
Órgãos linfóides :baço, timo(linfócitos T) e tonsilas..
Medula óssea.
O sistema imunitário é formado por:
Todas as estruturas citadas acima.
Mais as importantíssimas células brancas (leucócitos) de vários tipos, que se encontram tanto no sangue como na linfa ,como um de seus tipos os linfócitos que estão também no tecido conjuntivo e infiltrados nos tecidos epiteliais .Ou seja trata-se de um sistema difuso espalhado por todo o corpo.
Outras células os plasmócitos e os macrófagos e as células apresentadoras de antígenos .
Vasos linfáticos:
Rede de vasos semelhantes as veias, que se distribuem por todo o corpo, os vasos linfáticos mais finos tem calibre equivalente ao dos capilares sanguíneos, contém válvulas para evitar o refluxo.
Os capilares linfáticos situam-se entre as células dos tecidos ,sua função é drenar o excesso de líquido tissular (dos tecidos) que não retornou aos capilares sanguíneos , reconduzindo à circulação.
Os capilares linfáticos juntam-se e formam vasos de calibre cada vez maiores convergentes a região torácica, onde formam grossos