sistema linfatico
Introdução
É um sistema formado por vazos e órgãos linfóides e nele circula a linfa, sendo basicamente um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxiliar do sistema venoso. Nem todas as moléculas de liquido do tecidual passam para capilares sanguíneos. É o caso de moléculas de grandes tamanhos, que são recolhidas em capilares especiais, os capilares linfáticos de onde a linfa segue para vasos linfáticos, destes para troncos linfáticos, os mais volumosos, que por sua vez lançam a linfa em veias de médio ou grande calibre. Os capilares Linfaticos são mais calibrosos e mais irregulares que os sanguineos, e terminam em fundo cego, sendo geralmente encontrados na maioria das áreas onde estão situadas os capilares sanguíneos.
Os vazos linfáticos possuem válvulas em forma de bolso, como a das veias, e elasasseguram o fluxo da linfa numa só direção, ou seja para o coração. Como o calibre do vaso é menor ao nível da localização das válvulas, ele é irregular e lembra as contas dum rosário. O maior tronco linfático recebe o nome de ducto torácico, e geralmente desemboca na junção da veia jugular interna com a v. subclava , do lado esquerdo. Os vasos linfáticos não estão presentes no sistema nervoso central, na medula óssea nos músculos esqueléticos (mas não no tecido conjutivo que os reveste) e em estruturas avasculares.
Livro anatomia humana básica _ Dangelo e Fattine ANO 1999 pagina 111.
Citação direta. Realiza a manutenção do liquido tissular e é um sistema que auxilia a drenagem venosa responsável pela absorção de moléculas grandes através da absorção do liquido intersticial sem a presença de um orgão bombeador. Auxilia a maturação da cécula de defesa (lifocitos B e T) e a produção de anticorpo. O sistema linfático remove o excesso de fluido do corpo e o devolve para o sistema cardio vascular. livro curso didatico de Estetica volume 1- 2009 Autora Daniella Patricia Vaz. Pagina 45.