jose ranis
O Homem é o culpado de sua menoridade.
Kant é taxativo nessa afirmação. A sua menoridade consiste em sua incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O Esclarecimento (Aufklärung) é a única saída para essa menoridade, cuja causa está na falta de coragem e decisão do homem de servir-se a si mesmo sem obviamente, a direção de outros.
O lema do esclarecimento é usufruir-se de seu próprio entendimento das coisas. Mesmo libertados pela natureza de um estranho destino permanecem menores devido à preguiça e a covardia. Estas mesmas causas são as que fazem com que os homens se submetam à tutores. Kant numa frase, no mínimo incômoda, salienta que é muito cômodo ser menor.
Pensar é muito cansativo. Pra que pensar se podemos pagar? Para grande parte das pessoas é mais conveniente ter alguém que forneça o caminho das pedras, seja um médico, um conselheiro espiritual ou um professor.
Essas pessoas consideram a chegada da maioridade algo complicado. Kant ressalta um aspecto meio que tirano dos tutores ao afirmar que estes limitam e amedrontam, na medida que mostram o quanto é perigoso andar sozinho. Metaforicamente, compara as pessoas à gado domesticado, dando um peso ainda mais agressivo às suas ideias.
Esse é o processo que torna o homem incapaz de tomar maiores decisões. O perigo não é tão assombroso como foi anunciado. Tentando, o homem conseguiria após alguns e necessários tombos. Mas, não é preciso muito para que este torne-se um tímido, covarde e desista. O temor é tão grande que a ideia de tentativas futuras é inexistente.
Por tudo isso, é complicado para esse homem se desvencilhar da menoridade. Esta já se naturalizou em seu âmago. Como se separar de algo que já se tem amor incondicional? Nesse estado o homem já está impossibilitado de fazer uso de seu próprio entendimento. Não lhe foi permitido essa opção.
Os preceitos e