Sistema linfatico
O sistema linfático é o sistema de drenagem do corpo, ele é composto de uma rede de vasos e pequenas estruturas chamadas nódulos linfáticos. Os vasos linfáticos conduzem o excesso de fluído coletado do resto do corpo de volta à circulação sanguínea. Ao longo do caminho esses fluidos são forçados a passar através dos nódulos linfáticos para que eles possam se filtrados. Organismos prejudicam como, por exemplo, bactérias são capturadas e destruídas pelas células sanguíneas brancas, chamadas linfócitos, que estão presentes nestes nódulos. Os linfócitos são também adicionados a linfa que flui para fora dos nódulos de volta à corrente sanguínea.
SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático é uma rede complexa de órgãos linfóides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório. O sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.
O sistema linfático possui três funções interrelacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (como linfócitos, monócitos e células produtoras de anticorpos conhecidas como plasmócitos).
Os vasos linfáticos têm a função de drenar o excesso de líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido que circula nos vasos linfáticos e é devolvido ao sangue chama-se linfa.
[pic]
CIRCULAÇÃO LINFÁTICA
A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo.
O sistema