SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL – ERP
Sistema integrado de Gestão Empresarial – ERP, nada mais é do que um sistema amplo de soluções e informações, onde é necessário um grande banco de dados para usufruir dessa ferramenta.
Esse sistema mostra-se necessário pela sua rapidez de processamento.
Com a competitividade cada vez mais acirrada no mundo empresarial, a ferramenta ERP vem a contribuir às empresas como auxilio no processo de tomada de decisão.
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL – ERP
Arquitetura de software, o ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos.
O ERP é um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.
Idealmente, a vantagem de um sistema ERP é a habilidade de necessitar a entrada de informações uma única vez. Por exemplo, um representante de vendas grava um pedido de compra no sistema ERP da empresa. Quando a fábrica começa a processar a ordem, o faturamento e a expedição podem checar o status da ordem de produção e estimar a data de embarque. O estoque pode checar se a ordem pode ser suprida pelo saldo e podem então notificar a produção com uma ordem que apenas complemente a quantidade de itens requisitados. Uma vez expedida, a informação vai direto a relatório de vendas para gerenciamento superior.
O ERP emprega a tecnologia cliente/servidor. Isto significa que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação (rotina de um módulo do sistema) que acessa as informações de um sistema de gerenciamento de uma base de dados única (servidor). Isto, ao contrário do antigo sistema de mainframe, reflete o conceito de computação descentralizada.
O sistema opera então com uma base de dados comum, no coração do