sistema genital feminino - síntese
É composto por, basicamente: ovário, responsável pela produção de hormônios que atuam no desenvolvimento da mulher, ou seja, a “menina” passa a se tornar “mulher”. Também é o local de armazenamento dos folículos da mulher, ou seja, todos os ovócitos que poderão ser fertilizados até a menopausa, que é quando estes se esgotam; tubas uterinas, que são dois tubos responsáveis pelo transporte do ovócito, ou óvulo, caso seja fecundado, do ovário até o útero. É nelas que ocorre a fecundação, que é quando o espermatozoide se funde ao ovócito; útero, que é o local no qual o feto se desenvolve, como vou explicar mais para a frente; e vagina, que é o órgão copulador, ou seja, é o órgão pelo qual o ato sexual ocorre e os espermatozoides são introduzidos.
O corpo da mulher é preparado para receber material genético masculino, o espermatozoide, e para isso, todo mês, há liberação de um ovócito na tuba uterina. Caso ele não seja fecundado, há a descamação da parede do útero, que seria a responsável por manter o desenvolvimento do feto neste. Assim, essa parede descamada, juntamento com o ovulo não fecundado e sangue são eliminados pela vagina, processo conhecid como menstruação e que ocorre mensalmente na mulher.
Essa imagem ilustra o que ocorre no período menstrual da mulher: após a menstruação ,inicia-se a fase proliferativa, ou seja, de crescimento dos folículos, com o hormônio estrógeno atuando em maior quantidade, uma vez que é responsável pelo crescimento em geral, das mamas, bacia. Após isso, ocorre a ovulação, ou sja, um dos folículos já maduros vai para a tuiba uterina para ser fecundado. Isso ocorre 14 dias antes da próxima menstruaçao. E inicia-se a fase luteinizante, que é a produção do corpo luteo no ovário, com a atuação da