Sistema Endócrino
Hipófise
o Adrenocorticotrópico (ACTH): age sobre as adrenais – estimula a produção de glicocorticoides e de androgênios; mantém o tamanho da zona fasciculada e da zona reticular do córtex. o Tireotropina (TSH): age sobre a tireóide – estimula a produção dos hormônios tireóideos pelas células foliculares da tireóide; mantém o tamanho das células foliculares. . o Folículo estimulante (FSH): estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos; regula espermatogênese nos testículos. o Luteinizante (LH): age sobre as gônadas – causa ovulação e formação do corpo lúteo no ovário; estimula a produção de estrogênio e de progesterona pelo ovário; estimula a produção de testosterona pelos testículos. o Hormônio do crescimento (GSH) ou somatotropina: estimula o crescimento do corpo, estimula a secreção de IGF-1; estimula a lipólise, inibe as ações da insulina sobre o metabolismo dos carboidratos e lipídios. o Prolactina: estimula a produção de leite.
Hipotálamo (produz hormônios que são armazenados na neuroipófise) o Ocitocina: causa contração das células mioepiteliais dos alvéolos das glândulas mamárias, forçando o leite dos alvéolos para os ductos e o lactente o obtém por sucção; causa contrações do músculo liso do útero, contribuindo para o trabalho de parto. o Hormônio antidiurético (ADH): regula a osmolalidade dos líquidos corporais, ao alterar a excreção renal de água.
Tireóide o Tiroxina (T4) e Tiiodotironina (T3): regulam o metabolismo celular – aumentam o consumo de oxigênio e a produção de calor Aumento da termogênese e da sudorese, aumento da frequência e da profundidade da respiração, aumento do débito cardíaco, aumento da pressão do pulso e utilização aumentada de substratos para energia. o Calcitonina: regula a concentração de cálcio diminuindo o teor desse íon quando em excesso – a secreção de calcitonina aumenta em resposta à elevação da concentração de cálcio extracelular.