sistema endócrino
Sistema endócrino
Os humanos possuem dois sistemas de comunicação interno: o sistema nervoso e o aparelho endócrino. O sistema nervoso transmite as suas mensagens graças ao influxo nervoso, e o aparelho endócrino graças à secreção de substâncias químicas chamadas hormonas.
Glândulas são unidades funcionais formadas de células que segregam hormônios, localizads em várias regiões do corpo e que compõem o sistema endócrino.
Hormonas são substâncias específicas sintetizadas e libertas po tecidos celulares (glândulas) depois de ter havido um sinal e que se derigem para ou tras células onde induziram uma resposta específica.
As hormonas são lançadas directamente no sangue pelas glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas, repatidas por todo organismo, segregam no conjunto mais de 50 hormonas diferentes. As homonas ( também chamadas mensageiros químicos) desempenham um certo números de papeis fundamentais ao funcionamento, crescimento e desenvolvimento do organismo.
As hormonas produzidas pelas glândulas endócrinas penetram nos capilares sanguíneos( também nos vasos linfáticos) do aparelho circulatório. Lançan-se na circulação sanguínea até alcançarem «receptores» específicos situados nos orgãos os sistemas-alvos, onde podem desencadear os seus efeitos biológicos.
Por sua vez, as concentrações hormonais são influenciados pelos estímulos a que o organismo que o organismo está expostoe são regidos por complexos mecanismos de retrocção (quando as secreções