sistema endocrino
SISTEMA ENDÓCRINO
1) O texto a seguir se refere ao relato de um viajante inglês que esteve em Minas Gerais entre 1873 e 1875:
“O bócio é muito comum entre os camponeses mais pobres, mas raramente é visto nos fazendeiros mais prósperos. A presença de cal nas águas dos córregos e uma atmosfera úmida são consideradas as causas primárias do mal, mas hábitos indolentes e uma ausência de toda higiene e limpeza, seja na própria pessoa ou na casa, são sem dúvida grandes promotores da doença. Pode ser, e possivelmente, é hereditária, pois está principalmente confinada àqueles nascidos nas áreas afetadas, e os colonos vindos de outras localidades não são muito sujeitos a ela.
a) Das causas mencionadas pelo autor, alguma é realmente responsável pelo aparecimento do bócio? Justifique sua resposta.
Resposta: Não, a principal causa do bócio e alimentar.
b) Que medida foi tomada pelos órgãos de saúde brasileiros para combater o bócio endêmico?
Resposta: Adição obrigatória do iodato ao sal de cozinha pelos fabricantes.
2) A diabete é uma doença que resulta da falta de produção da insulina, um hormônio produzido no pâncreas. A insulina, um hormônio protéico, é necessária para o transporte da glicose para o interior das células, onde é eventualmente catabolizada.
Frequentemente utiliza-se o teste de tolerância à glicose para diagnosticar a diabete. Neste teste, o paciente ingere uma solução açucarada e, a intervalos regulares de tempo, é medida a concentração de glicose sanguínea. As curvas a seguir mostram o teste realizado em um indivíduo normal e outro diabético, que recebeu insulina depois do exame.
a) Qual das curvas representa o indivíduo diabético, A ou B? Justifique sua resposta.
b) Qual é a função da insulina para um diabético?
c) Por que a insulina é necessariamente injetada na corrente sanguínea e não administrado por via oral?
A
B
RESPOSTA:a) A curva A,pois apresenta um