Sistema Endocrino Ok Alterado F Bio
As glândulas endócrinas sem ductos são órgãos isolados ou partes de órgãos de diversos sistemas orgânicos que ficam localizados em diferentes partes do organismo. Por não canais excretores, são de secreção interna e lançam seus produtos de secreção, chamados
HORMÔNIOS, na corrente sanguínea, responsável por distribuir para todo o organismo. Já as glândulas sem ducto constituem em face de suas inter-relações funcionais, que pode se chamar de sistema endócrino.
As principais sem ducto são: tireoide, paratireoides, supra- renais e paraganglios, hipófise, glândula pineal, timo, pâncreas, ovários, testículos e a placenta.
GLÂNDULAS SUPRA - RENAIS
As duas glândulas supra-renais esquerda e direita, situam-se como um elmo sobre os respectivos polos superiores nos rins. Onde é representada por uma porção central, MEDULA e uma periférica CORTEX. A medula secreta adrenalina e noradrenalina, que tem ação simpático-mimetica, isto significa que agem na transmissão sináptica de neurônios pré e pós-ganglionares do sistema nervoso autônomo.
O córtex é essencial para a vida, pois têm múltiplas funções. Cada glândula supra-renal é envolvida por uma cápsula conectiva, a partir da qual as artérias nutrem a rede capilar, perpendicularmente disposta à superfície do órgão.
Fonte da imagem: http://www.medicinageriatrica.com.br/tag/glicorticoide/
O córtex é formado por glomérulos de células epiteliais, zona glomecular e por colunas de células paralelas, zona fasciculadas, onde se encontra um grande acumulo de lipoides.
Próximo a encontra-se uma rede de glomérulos constituídos por células epiteliais de pigmentação escura e a zona reticular.
Fonte da imagem: http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/supra_renais.htm
O exame de animais com escorbuto demonstrou qual a decomposição de hormônios nas células corticais, é concomitante ao anabolismo de lipoides, e que esse fornecimento de hormônios é simultâneo à decomposição de lipoides.
Para haver a decomposição de lipoides e o