Sistema Elétrico no Brasil
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
EEL7010 – INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELÉTRICA
FLORIANÓPOLIS, 22 DE NOVEMBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
1. Histórico do Sistema e Mercado Elétrico Brasileiro
Ao iniciar os estudos sobre a eletricidade é necessário saber um breve histórico. Primeiramente a descoberta da Eletricidade deu-se na Grécia com o atrito do âmbar com a pele de carneiro, foi observado que o âmbar atraia pequenas coisas. Não há como definir o início da eletricidade de forma que fosse comercializada, Maxweel, Oersted, Faraday, Benjamin Franklin, Hertz, Coulomb entre outros contribuíram para a compreensão e desenvolvimento da eletricidade que temos atualmente. Então em 1879 surgiu o dínamo e a lâmpada, dando inicio ao sistema elétrico que foi desenvolvido através dos anos.
Paralelo ao desenvolvimento de dínamo e da eletricidade na Europa, o governo imperial de Dom Pedro II já importava dínamos e lâmpadas para o uso próprio. Não obstante, D Pedro II era atencioso em relação a estas descobertas, logo que se construiu uma Usina Termoelétrica na Europa, o mesmo foi feito no Brasil, isto por volta de 1887, dando inicio a produção de eletricidade em solo brasileiro. Tendo base que o governo português encontrava-se sob uma grande crise econômica, Dom Pedro II não tinha capital suficiente para manter e importar estas novidades. Então Barão de Mauá que já financiava avanços na construção de ferrovias, também contribuiu com a eletricidade que importava da Europa e deu inicio na Companhia de Iluminação do Rio de Janeiro.
Como visto anteriormente, a primeira usina a funcionar no Brasil foi a Termoelétrica Fiat Lux na cidade de Campos no Rio de Janeiro, e a primeira hidrelétrica surgiu pouco tempo depois, esta era de iniciativa privada e a primeira usina a ser de utilidade pública foi construída no Mato Grosso na cidade de