Sistema digestório
O aparelho digestivo é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. O tubo digestivo é dividido em trato gastrointestinal superior, trato gastrointestinal inferior e glândulas acessórias.
Trato gastrointestinal superior
É composto pela boca, pela faringe, pelo esôfago e pelo estômago. Na boca, ocorre o processo de mastigação que, junto com a salivação, secreção das glândulas salivares, degrada o amido pela ação da ptialina, que inicia o processo de digestão dos carboidratos presente no alimento, em maltose, e ainda faz os movimentos impulsionatórios que ajudam a deglutir o alimento, fazendo-o passar ao esôfago.
A faringe auxilia no processo de deglutição. O esôfago é o canal de passagem para onde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares ,movimentos peristálticos, até o estômago.
No estômago, inicia-se o processo de quimificação, aonde atua a pepsina, enzima que transforma (quebra) as proteínas em peptídeos (cadeias menores de aminoácidos). O estômago é um órgão em formato de bolsa com o ph em torno de 2. Ele pode ficar horas misturando o bolo alimentar em seu interior com a secreção gástrica: água, muco, ácido clorídrico e enzimas. O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a se chamar quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.
Trato gastrointestinal inferior
Intestino delgado: São produzidas em sua parede as enzimas: peptidase, digestão de proteínas, maltase, digere a maltose, lactase, digere a lactose e a sacarase, digere a sacarose. A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades, aumenta a superfície de absorção intestinal. As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobras microscópicas denominadas microvilosidades. O