Sistema Digestório
Profa Marie Sumitani
Fisiologia do Sistema Digestorio
1. Cite resumidamente as funções gerais do tubo digestivo, destacando as estruturas que o compõem e as glandulas anexas ao tubo.
Cavidade Oral: a digestão inicia-se na boca através do processo mecânico de mastigação. Após a mastigação, que reduz o alimento a pequenos fragmentos e o mistura com a saliva porções do bolo alimentar são separados pela língua e deglutidas. A secreção salivar, resultado do processo químico se dá através das glândulas salivares. As glândulas salivares - secretam saliva na cavidade oral: as glândulas submandibulares secretam 70% da saliva, as parótidas 20% e a sublingual apenas 5% ; A secreção das glândulas submandibulares é do tipo serosa, a secreção das parótidas é mista e a da sublingual e uma secreção mucosa; as células da língua adicionam à saliva uma enzima que digere lipídeos (lipase).
Faringe: após ser comprimido pela língua contra o palato duro, o bolo alimentar é empurrado para cima e a seguir para trás da boca em direção da faringe, onde estimula os receptores táteis que iniciam o reflexo da deglutição. É criada uma passagem estreita pela qual o alimento o alimento penetra na faringe. O fechamento da epiglote impede a entrada do alimento na traquéia e ajuda a abrir o esfíncter esofágico superior, que relaxa para receber o bolo alimentar. Os movimentos peristálticos iniciados pelos músculos da faringe forçam o bolo alimentar através do esfíncter esofágico relaxado. Essa contração se desloca para o esôfago.
Esôfago: a constrição do esfíncter gera uma onda peristáltica que atravessa todo o esôfago em menos de dez segundos, devendo levar o alimento até o estomago.
Estomago: funciona inicialmente como um reservatório para o grande volume de alimento que pode ser ingerido em cada refeição, logo após, fragmenta o alimento em partículas menores e o mistura com as secreções gástricas. Células gástricas - secretam ácido