sistema digestorio
Sistema digestório
Tubo digestivo é o caminho que os alimentos percorrem, desde sua digestão dos restos, em forma de fezes. É composto pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estomago, intestinos delgado e grosso.
Boca: onde o alimento sofre a primeira transformação, pois sofre a ação de estruturas como:
Língua: auxilia nos processos de mastigação, mistura e deglutição dos alimentos. Nela estão localizadas as papilas gustativas, responsável pela percepção dos sabores salgado, doce, amargo e ácido;
Dentes: têm a função de cortar, rasgar, moer e triturar os alimentos, facilitando a lise realizada pelo estômago;
Glândulas salivares: são formadas por três pares- parótidas, submandibulares e sublinguais. Têm a função de produzir saliva, que umedece e transforma o alimento em uma pasta, facilitando o processo de deglutição. Além disso, a saliva, chamada ptialina ou amilase salivar, que promove a degradação dos carboidratos.
Faringe: funciona como um canal comum para a deglutição dos alimentos e a respiração. Na faringe, localiza-se a cartilagem epiglote que fecha a laringe durante a passagem do alimento, impedindo a entrada do bolo alimentar na traqueia.
Esôfago: órgão oco, formado por tecido muscular não estriado. Depois de passar pela faringe, o alimento atinge o esôfago, que conduz o bolo alimentar ao estômago por meio de contrações que recebem o nome de perialtismo.
Estômago: bolsa de parede muscular, localizado ao lado esquerdo do abdome, logo abaixo das ultimas costelas. A válvula que liga o esôfago é denominada cárdia, e a que liga o estômago ao duodeno é o piloro. A principal função é a digestão de proteínas por meio do suco gástrico, o qual possui uma enzima chamado pepsina. A mistura de o bolo alimentar com o suco gástrico são chamados quimo.
Intestino delgado: localiza-se entre o estômago e o intestino grosso e mede de 6 e 8 metros. Apresenta as seguintes divisões: duodeno, jejuno, íleo. O duodeno é a primeira porção do intestino