Sistema digestivo
Extracelular é a digestão denominada para o ser humano, sendo realizada através da trituração de alimentos, operações vitais e pela salivação. O aparelho digestório humano é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
São incorporados ao aparelho digestório as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas.
4.1 Fenômenos físicos
A digestão se inicia na boca através da mastigação e deglutição. O alimento é empurrado para o meio do tubo digestivo através das contrações das fibras musculares.
Os músculos da faringe e da parte antecedente ao esôfago apresentam caneluras. Já os músculos da parte posterior do esôfago, intestino e do estômago são lisos.
As esfíncteres são componentes que estão em diferentes partes do tubo digestório. São constituídas por um músculo de fibra circulares:
Cárdia: está entre o esôfago e o estômago.
Piloro: está entre o estômago e o duodeno
Ileocólico: está entre o intestino delgado e o cólon
Anais internos e externos: está na parte inferior do reto.
4.2 Digestão na cavidade bucal
Amilase salivar ou ptialina - Enzima que atua sobre o amido e outros polissacarídeos (glicogênio, por exemplo), transformando-os em moléculas menores de maltose.
A digestão depende de fatores químicos importantes como, por exemplo, o pH. Existem três locais do sistema digestório que ocorrem os processos de digestão, e em cada um deles o pH é diferente.
Quando o amido é digerido pela saliva, se obtém a eritrodextrina, que juntamente com o iodo forma a cor vermelha, e em seguida se forma em acrodextrina, não mantendo coloração junto com o iodo, e se transformando em maltose.
Quando colocamos um alimento na boca nosso sistema nervoso nos manda estímulos através do cérebro para salivarmos, com isto, a ingestão do alimento ocorre de foram rápida e prática.
4.3 Digestão na cavidade gástrica
Muco: É uma substância viscosa