Sistema dentário
Função
O ato de mastigar é como uma linha de produção. Cada um de nossos dentes, com suas formas tão variadas e diferentes, têm funções específicas e distintas neste ato. Uns são responsáveis por cortar em pedaços o alimento; outros são responsáveis por picar estes pedaços; e, por fim, outros são responsáveis por moer tais pedaços até transformar todo o alimento em uma pasta, saborosa e rica em energia.Por isso, costuma-se considerar dentro das funções dos dentes, quatro aspectos característicos: preensão, incisão, dilaceração e trituração.
Os grupos dentais humanos especializados nas funções acima são denominados incisivos, caninos, pré-molares e molares.
Vejamos agora, com desenhos esquemáticos, estes grupos funcionais dentários especializados.
A incisão dos alimentos, ou ato de cortá-los em partículas menores, é realizado pelos dentes incisivos. Os incisivos são dentes espatulados e cuneiformes, que possuem uma borda cortante e situam-se imediatamente atrás dos lábios, os quais funcionam como suporte, evitando que os incisivos se desloquem para adiante. A dilaceração dos alimentos, ou o ato de rasgar é realizada pelo grupo de quatro dentes: os caninos, que seguem aos incisivos na seqüência normal dos dentes nas arcadas dentárias. Os caninos possuem formas aguçadas e são de volume maior que o dos incisivos. Distinguem-se destes por terem borda cortante dividida em dois segmentos distintos por uma ponta nítida, que ultrapassa o plano incisal normal dos dentes espatulados.
A trituração dos alimentos é feita pelos pré-molares e pelos molares. . A morfologia dos dentes complica-se à medida que retrocedemos na arcada dentária. Este fato deve-se à presença de saliências, sulcos e depressões mais ou menos acentuadas, que tornam os pré-molares e molares aptos a desempenharem suas funções de verdadeiras mós (daí o nome ‘molar’) .
DENTIÇÕES A primeira dentição, que começa a se formar por volta dos seis meses de idade