Sistema de Refrigeração Chiller
Publicado em 20/09/2013 - 13:48
Chillers são necessários em inúmeros processos industriais que precisam de resfriamento por meio de umfluxo contínuo de água fria. O chiller tradicional consome energia elétrica ou de gás, porém existem tecnologias que permitem acioná-los a partir de calor. São os chamados chillers por absorção. E a energia térmica para alimentá-los pode ser obtida gratuitamente a partir do aproveitamento do calor gerado peloscompressores de ar comprimido. Além dos processos industriais, esta tecnologia também transforma os chillers numa opção economicamente viável para substituir sistemas de ar condicionado, com uma vantagem adicional: minimizam a geração de gases do efeito estufa.
O chiller padrão opera na faixa de 5°C a 25°C. Com a utilização de uma solução anti-congelante na proporção correta, a temperatura pode ir até -5°C. Chillers especiais operando até -35°C são usados em algumas aplicações, notadamente na conformação de sabonetes.
Os chillers de absorção permitem produzir água gelada a partir de uma fonte de calor, utilizando para tal uma solução de um sal num processo termoquímico de absorção.
O vapor gerado no evaporador é absorvido por um líquido absorvente. Este é então bombeado para o gerador, onde o refrigerante é libertado como vapor, que vai para o condensador;
O absorvente condensado fica mais concentrado é então devolvido ao absorvedor para captar de novo vapor de refrigerante. É fornecido calor ao gerador a uma temperatura relativamente elevada ao passo que o calor de absorção da seção do absorvedor é dissipado, a um nível de temperatura relativamente baixo, por circulação de água do condensador nesta seção.
Conforme podemos ver nos diagramas abaixo, suas arquiteturas podem ser de efeito simples ou de efeito duplo.
Vejamos a seguir um exemplo de um sistema de efeito simples, alimentado pela energia reaproveitada de três