Sistema de recalque
Um dos problemas mais frequentes da Hidráulica é o transporte de líquidos de um ponto para outro.
Se o transporte for feito em sentido descendente, aproveita-se a energia potencial do líquido – o transporte é feito por gravidade. Se o sentido for ascendente, há necessidade de se fornecer energia ao líquido – isso é feito pela bomba, através do sistema de recalque.
É o conjunto formado pelas tubulações, bombas, motores e acessórios necessários para transportar uma certa vazão de líquido de um reservatório na cota Z1 para outro, na cota Z2.
São galerias subterrâneas ou expostas à superfície que servem para conduzir água. Os mais antigos que se tem conhecimento eram baseados em uma superfície livre com pequena inclinação para favorecer ao escoamento da água. Quase todas as civilizações da antiguidade construíram seus aquedutos, mas foi com os romanos que houve um grande desenvolvimento dos aquedutos. Seu sistema de abastecimento envolvia 11 aquedutos e o maior deles possuía 90 Km de extensão.
Data da Publicação: 30/09/1998
Status: Em vigor
Objetivo :Esta Norma estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria. As exigências e recomendações aqui estabelecidas emanam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho da instalação e da garantia de potabilidade da água no caso de instalação de água potável.
-Desnível geométrico
- Predial
- Residencial
- Barragem
Equipamento eletro-mecânico
–Bomba
–Motor
Tubulações
–Sucção
–Barrilete
–Recalque
Construção civil
–Poço de sucção
–Casa de bomba
O dimensionamento da tubulação faz-se com a utilização da Fórmula de Forchheimer:
D = 1,3√Q 4√X
Onde:
D = diâmetro da tubulação, em metros;
Q = vazão, em m3/s;
X = número de horas de funcionamento da bomba/24horas. Encontrado um diâmetro,