Sistema de potencia
1.12 Relés de proteção de um Sistema Elétrico de Potência
Além de todos os requisitos de prevenção e monitoramento descritos acima, o SEP precisa de um sistema que exerça uma função de proteger e evitar que uma falta se expanda pela rede elétrica interligada. Este sistema de proteção é constituído por vários tipos de dispositivos, entre eles encontram-se os fusíveis, relés elétricos e eletromecânicos, relés térmicos, entre outros.
Por serem os mais evoluídos e, por fazerem parte do trabalho que será desenvolvido nos seguintes capítulos, será feita uma visão macroscópica dos principais traços destes elementos de proteção elétrica.
1.12.1 Características Primordiais
Atualmente estes dispositivos possuem várias características que foram crescendo na medida em que a eletrônica aprimorou-se e embutiu-se aos poucos dentro das funções de proteção estabelecidas por outros tipos de mecanismos de acionamento.
· Sensibilidade. De forma a atuar dentro de sua faixa de operação e evitando operações indevidas do mecanismo de atuação em tempos não desejados;
· Rapidez. Principalmente para evitar maiores danos ao sistema elétrico ou ao equipamento que está querendo-se proteger, condicionando-o ao menor tempo possível na condição de defeito;
· Confiabilidade. Neste aspecto, os relés devem ser extremamente confiáveis, já que é de responsabilidade dos mesmos atuar em todas as condições que o sistema elétrico possa apresentar.