Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Os sistemas de rádio-navegação começaram com sistemas baseados em Terra. Os sistemas baseados em Terra começaram com os sistemas RDF (Radio Direction Finding) e sistemas de Hiperbólicas.
Sistemas RDF são simples e fácil de entender. Simplesmente o operador sintoniza para uma estação de rádio conhecida usando uma antena direcional para sintonizar a estação de rádio. O procedimento é repetido com outra estação de rádio. O operador então calcula a sua posição.
Sistemas Hiperbólicas são mais complexos. O sistema usa coordenadas de transmissão de duas ou mais estações de radio. Ele funciona baseando-se no fenômeno que todos os pontos onde a diferença entre sinais de rádio vindas de estações diferentes é uma constante forma de hipérbole.
Ele possibilita montar um mapa exibindo várias hipérboles (as hipérboles são linhas que indicam uma diferença constante entre diferentes estações de rádio). O usuário usa o equipamento de radio para escutar o sinal de radio, então iguala a diferença encontrada por uma hipérbole apropriada no mapa. Isto determinava ao usuário algum lugar ao longo de um arco na Terra.
Este processo é repetido usando um segundo par de estações para determinar outra hipérbole. O usuário determina a posição achando o ponto no mapa onde as duas hipérboles se intersectavam.
Os sistemas NAVSTAR e GLONASS usam o princípio tri-lateral (tri-dimensional: x, y e z).
O usuário recebe determinado a distância dele em relação a cada um, duma série de satélites. Conhecendo-se as posições dos satélites, e a sua posição em relação a eles, o usuário pode calcular a sua posição.
2 - O que é GPS?
GPS é a abreviatura de Global Positioning System, ou seja, Sistema de Posicionamento Global. O mesmo consiste de uma rede de 24 satélites em seis planos de órbita sobre a Terra a uma altitude de 20.200 quilômetros aproximadamente. É conhecida a existência de satélites reservas para uma substituição imediata, caso seja