Sistema de Informação
Comunicação Empresarial ( MEMORANDO )
João Pessoa, 27 de Outubro de 2014
Memorando
Resumo
O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.
Introdução
Em termos conceituais, o memorando constitui um tipo de comunicação eminentemente interna estabelecida entre as unidades administrativas de um mesmo órgão, de níveis hierárquicos iguais ou distintos.
Desenvolvimento
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgãos, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. A serem adotados por determinado setor do serviço público característica principal é a agilidade.
Conclusão
A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimento burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando. Vejamos alguns Exemplos - Memorando :
Exemplo l :
Exemplo ll : Referencias/Fontes: