sistema de informação
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
estudo DA GESTÃO DOS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CÍVIL
CURSO: Engenharia de Produção
Professor TIDIR: Cynthia da Silva Barbosa
Fabiano Rodrigues da Cunha, Helbert Neves, Janaína Marília de Souza, Renato Borges Costa, Vinicius Alexandre.
1. Introdução
Ao longo dos anos, percebe-se que os recursos naturais têm sido devastados pelo homem, e a questão ambiental têm se tornado, nos últimos anos, um instrumento de estudo em razão da preocupação de um quadro alarmante, no que diz respeito à qualidade do ambiente das grandes cidades.
Diante desse panorama, nota-se que as indústrias que utilizam em grande escala estes recursos e, o setor da construção civil que, além de ser responsável por grande desperdício de material e energia, também colaboram com a degradação ambiental, isso em decorrência da má ou não existência da gestão dos recursos naturais, tais como água e solo.
Em conformidade os autores mencionam que:
Os debates em torno do aprimoramento da gestão ambiental no universo corporativo estão na ordem do dia. A inserção da questão ambiental no campo da gestão empresarial que, há duas ou três décadas, poderia ser percebida como um mero modismo ou uma tendência específica de setores e atividades com grande potencial poluidor ou intensivos na utilização de recursos ambientais, hoje ocorre de forma irreversível, inequívoca e generalizada.
Assim, nota-se a expansão da questão ambiental, que ainda é tratada como sendo um problema de preservação da natureza, particularmente em florestas e animais em extinção, deposição em aterros adequadamente controlados e controle da poluição do ar enfatiza essa preocupação.
Ao analisar em detalhes o ramo da construção civil percebe-se que o problema é bem diferente do que está sendo veiculado. Os números apresentados relatam grandes transformações no setor e revelam assuntos que devem ser vistos com maior