Sistema de Informação
Conceito de Sistema
Sistema (do grego: sun = com e istemi = colocar junto) “ é um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados”. O sistema dá a idéia de conectividade: “ o universos parece estar formado de conjunto de sistemas, cada qual contido em outro ainda maior, como um conjunto de blocos para construção”.
Sistema é: um conjunto de elementos dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados/energia/matéria para fornecer informação/energia/matéria.
Principais conceitos de sistemas
Os principais conceitos relacionados com sistemas são: entrada, saída, retroação, caixa negra, homeostasia e informação.
Conceito de entrada (input)
A entrada de um sistema é tudo o que o sistema importa ou recebe de seu mundo exterior. Pode ser constituída de informação, energia e materiais.
Informação. É tudo o que permite reduzir a incerteza em relação a algo.
Energia. É a capacidade utilizada para movimentar e dinamizar o sistema, fazendo-o funcionar.
Materiais. São os recursos a serem utilizados pelo sistema como meios para produzir as saídas (produtos ou serviços).
Conceito de saída(output)
É o resultado final da operação de um sistema. Todo sistema produz uma ou várias saídas.
Conceito de caixa negra (black box)
A caixa negra é uma caixa onde existem entradas (insumos) que conduzem perturbações ao interior da caixa, e de onde emergem saídas (resultados), isto é, outras perturbações resultantes das primeiras. Nada se sabe sobre a maneira pela qual as perturbações de entrada se articulam com as pertubações de saída, no interior da caixa. Daí o nome caixa negra, ou seja, interior desconhecido.
Utiliza-se o conceito de caixa negra em duas circunstâncias: quando o sistema é impenetrável ou inacessível (por exemplo, o cérebro humano ou o corpo humano etc.) ou quando o sistema é complexo, de difícil explicação ou detalhamento (como um computador eletrônico ou a economia