Sistema de Informatica BPM
Esse documento consiste em uma tentativa inicial de agrupar, de maneira resumida, os principais aspectos e definições relacionadas ao Business Process Management – BPM. O público alvo são profissionais que estão iniciando no estudo dessa matéria.
ENTENDEndo PROCESSOS
PROCESSO
Um processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência determinada que produz um bem ou um serviço. Pode ser encarado, também, como qualquer atividade ou conjunto de atividades onde há uma entrada, uma transformação, e uma saída. Não necessariamente a entrada de que estamos nos referindo é material, podendo ser informação, por exemplo.
Na ciência da computação é usado com vários significados.
Na engenharia de software, o processo tem como meta entregar um produto de software de maneira eficiente, previsível e que corresponda às necessidades de negócio. Geralmente inclui análise de requisitos, programação e testes, entre outras tarefas.
Em sistemas operacionais, o processo é um módulo executável único, que corre concorrentemente com outros módulos executáveis. Por exemplo, em um ambiente multitarefa (como o Unix) que suporta processos, um processador de texto, um navegador e um sistema de banco de dados são processos separados que podem rodar concomitantemente. Processos são módulos separados e carregáveis ao contrário de threads, que não podem ser carregadas. Múltiplos threads de execução podem ocorrer dentro de um mesmo processo. Além dos threads, o processo também inclui certos recursos, como arquivos e alocações dinâmicas de memória.
Em bancos de dados, o processo é um conjunto de operações lógicas e matemáticas feitas sobre os dados, de acordo com instruções programadas, com o objetivo de obter a informação desejada. Inclui código, dados e outros recursos de sistema, além de pelo menos um thread de execução, que executa a tarefa de processamento dos dados.
Em administração de empresas um processo é o conjunto de atividades realizadas na geração de