Sistema de informa es
Conceitualmente, os sistemas de informação podem ser classificados de várias formas. Alguns autores classificam conceitualmente ora por operações, ora por informações gerenciais. Outras classificam de acordo com o tipo de informação processada, isto é, sistema de informação gerencial e sistema de informação estratégica. Como há diferentes interesses, especialidades e níveis de uma organização, existem diferentes tipos de sistemas. Nenhum sistema sozinho pode fornecer todas as informações de que uma empresa necessita.
Os sistemas do nível operacional dão suporte aos gerentes operacionais, acompanhando atividades e transações elementares da organização, como vendas, contas a receber, deposito a vista, matricula de um aluno, etc. O principal propósito de um sistema desse nível é responder a perguntas de rotina e acompanhar o fluxo de transações pela organização.
Uma instituição, seja ela educacional ou não, deve e sempre terá em seu sistema de informação o SPT (sistema de processamento de transações), pois necessita de relatórios, como cadastros no mês, quantidade de alunos cadastrados na instituição, como também fazer o balanceamento dos gastos mensais com esses alunos.
Podemos utilizar também o sistema de informação gerencial, pois podem trazer vários benefícios para a empresa, como por exemplo:
Redução de custos nas operações;
Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
Melhoria na estrutura organizacional;
Melhor interação com seus fornecedores;
O SIG auxilia os executivos das empresas a consolidar o tripé básico de sustentação da empresa: quantidade, produtividade e participação, a qualidade não deve estar associada apenas ao produto ou serviço final. A qualidade deve envolver o nível de satisfação das pessoas no trabalho, associando a uma quantidade de vida que se estenda à sua estrutura pessoal, familiar e social.
Os SIGs resumem e relatam as operações básicas de uma empresa. Os dados básicos de transações obtidos dos STPs são