sistema de drenagem da aguá dos campos de futebol
O dimensionamento do sistema de drenagem leva em conta diversas características, como a permeabilidade e condutividade de água do solo base, a forma de plantio da grama (tapete, plugs ou sementes, por exemplo) e os índices de chuva (intensidade, duração e assiduidade). São consideradas, também, a forma de uso do gramado (jogos ou treinos, por exemplo) e a frequência. Um bom projeto de drenagem não é feito para garantir boas condições de jogo em toda e qualquer circunstância - caso o dimensionamento fosse feito para cobrir exceções, haveria prejuízos para as condições do campo em situações mais comuns.
2) Drenagem superficial
A drenagem é feita superficialmente por conta do nivelamento do campo. É admitido e desejado um leve caimento no gramado, em que o ponto mais alto é o centro do campo. O desnível normalmente não ultrapassa 1%.
3) Drenagem subsuperficial
Em um sistema usual de drenagem, a grama é sucedida por uma camada de cerca de 60 cm de terra (com alto teor de areia) ou topsoil (mistura de areia e matéria orgânica). Essa camada permite o desenvolvimento da grama e o bom escoamento da água. Abaixo dela, há uma camada de areia grossa com