SISTEMA DE ARQUIVOS
Hoje em dia, na informática, procuramos mais rapidez e comodidade. Por isso, foi criado o sistema de arquivos que visa o modo de organização dos dados no disco. Ele funciona como um mapa, com os dados que serão acessados no disco, fazendo assim, a busca mais rápida e ágil.O sistema de arquivos só poderá ser definido na formatação (exceto windows 95 e 98) , e podem ser usados em único tipo de partição. Os principais sistemas de arquivos são:
NO WINDOWS
FAT 16
É o sistemas de arquivos mais antigo. Por conta desse motivo, é limitado em algumas funcionalidades. Por exemplo, as partições são no máximo 2gb por unidade, sendo que o nome de arquivo tem 8 caracteres e 3 para extensão. É suportado por todos os sistemas operacionais e no Windows 95 e 98 ele é padrão.
FAT 32
É o sistema de arquivos mais utilizado atualmente. Podemos dizer, que ele é uma evolução do FAT 16, e possui inúmeras vantagens. Comparando-o com o FAT 16 por exemplo, a quantidade de tamanho por unidade é de 16 TB. E do arquivo é de 4 GB ( por arquivo) O aumento do numero de caracteres também aumentou, passando de 8 para 256 caracteres. É indicado para dispositivos móveis.
NTFS
É um sistema de arquivos padrão para grandes unidades, servidores e computadores como o Windows 2000, XP, Vista e 7. Esse sistema tem maior confiabilidade e segurança.
Em quesito de segurança:
- Possui ferramentas de controle
- É mais protegido contra erros e falhas
Porém é mais lento, por causa das diretivas de segurança.
NO LINUX
EXT
Criado pelo Linux, esse sistema reparava algumas deficiências de sistemas de arquivos MINIX. Nomes de arquivos deveriam ter 255 caracteres e 2gb de tamanho. Mas, haviam várias limitações que depois foram consertadas no ext2
EXT2
Usado amplamente em unidades móveis
EXT3
É a evolução do ext2, e padrão no LINUX . Nesse sistema de arquivos, encontramos o Journaling, que grava alterações feitas no disco, e em caso de falhas, ele lê ou recupera algum dado. Os