Sistema De Abastecimento
Introdução
Denomina-se sistema de abastecimento público de água, a solução coletiva mais econômica e definitiva para o abastecimento de água de uma comunidade. Esta é a solução encontrada quando uma comunidade cresce e a densidade demográfica da área aumenta. O abastecimento de água visa, fundamentalmente a:
- Controlar e prevenir doenças;
- Implantar hábitos higiênicos na população como, por exemplo, a lavagem das mãos, o banho e a limpeza dos utensílios;
- Facilitar a limpeza pública;
- Facilitar as práticas esportivas;
- Propiciar conforto e bem estar.
Sob o ponto de vista sanitário, a solução coletiva é a mais interessante, porque é muito mais fácil proteger um manancial e supervisioná-lo, do que fazer supervisão de grande número de mananciais e de sistemas. Por exemplo: um poço coletivo comparado a vários poços individuais. Os sistemas individuais são soluções precárias para os centros urbanos, (fossa com filtro, por exemplo) embora indicados para áreas rurais onde a população é dispersa.
Para que a água chegue potável aos consumidores, atendendo aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, deve antes passar pelos processos de captação, tratamento e distribuição.
Partes Constitutivas do Sistema
a) Manancial
O manancial é a fonte de onde se tira a água. Sua escolha tem que ser levada em conta a qualidade e a quantidade de água que ele dispõe, como também o aspecto econômico do mesmo. O manancial da onde é captado a água para atender a sede de nosso município é o Rio Itapemirim (Bacia do Rio Itapemirim). Seu monitoramento é feito pelo IEMA (Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).
b) Captação
É o conjunto de equipamentos e instalações para retirar a água do manancial e lançá-la no sistema de abastecimento (Figura 1).
c) Adução
Adutora é uma tubulação normalmente sem derivações, que liga a captação ao tratamento ou o tratamento à rede de distribuição. Segundo o seu funcionamento, pode ser:
-