Sistema da informação
Fluxo de Trabalho - Workflow é a seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas regras.
Workflow é a automação do processo de negócio, na sua totalidade ou em partes, onde documentos, informações ou tarefas são passadas de um participante para o outro para execução de uma ação, de acordo com um conjunto de regras de procedimentos.
Os sistemas de gerenciamento de workflow (WfMS - Workflow Management Systems) se inserem no contexto geral de software cujo objetivo é o suporte ao trabalho cooperativo, onde se enfatiza a interação entre usuários, e não apenas a interação usuário/sistema. As ferramentas utilizadas para gerenciamento de workflows apresentam algumas deficiências, como por exemplo, podem não descrever processos de exceções, apresentarem interações pouco flexíveis e não terem escalabilidade.
Sistemas de processamento de transações
(TPS - Transaction Processing Systems)
Recolhem e mantêm informação sobre transações e controla pequenas decisões que fazem parte das transações
Tipos de TPS: - On-line (Tempo Real): Ligação direta entre o usuário e o programa, cada transação é processada individualmente.
Exemplo: sistema de cartões de crédito. Vantagem: Resposta imediata.
- Batch: As transações são agrupadas e processadas como uma só unidade. Exemplo: Programa de imobilizado. Vantagens: em alguns casos mais eficientes e mais baratos; Maior controle.
Exemplos de TPS:
Uma aplicação isolada de salários processa os registros dos colaboradores, mantém esses dados atualizados e produz alguns documentos, previamente definidos e programados
Encomendas, faturamento, reservas de hotel, ...