SISTEMA DA INFORMAÇÃO APLICADA AO TURISMO
É a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores dentro de uma organização. O bacharel em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria, adapta e instala programas para facilitar as consultas e administra redes de computadores. Nas redes internas das empresas e outras instituições e na internet, monta e gerencia banco de dados e ainda desenha páginas de sites, que devem ser funcionais e elegantes, trabalho que exige versatilidade e criatividade. Pode atuar em qualquer tipo de empresa de quase todos os setores. É fundamental que esse profissional tenha domínio do idioma inglês, já que praticamente todos os programas o utilizam.
Para planejar e construir computadores, criar sistemas que integram hardware e software e produzir máquinas e equipamentos, o curso de Engenharia da Computação é o ideal. Já a Ciência da Computação prepara o profissional para desenvolver softwares. Ele analisa as necessidades dos usuários, desenvolve programas e aplicativos e gerencia equipes. Já Sistemas de Informação forma o especialista em organização, armazenamento e recuperação de dados.
Mercado de Trabalho
Os sistemas de informação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja nos aplicativos para smartphones, nos computadores pessoais, no gerenciamento empresarial, no comércio (e-commerce), seja na prestação de serviços (operações bancárias e declaração do imposto de renda, por exemplo). A evolução da internet e o crescente acesso à rede mundial - tanto no Brasil quanto nas outras economias emergentes - criam novas demandas. "Os principais nichos de atuação desse bacharel está em empresas que desenvolvem soluções computacionais, tanto no setor privado quanto no público", afirma Alex Damiany Assis, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Ufop no campus de João Monlevade. A maior demanda