Sistema Circulatório
O coração, os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.
O coração
O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.
Observe que o coração humano possui quatro cavidades:
Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
O coração é um órgão rico em músculos que se movimenta involuntariamente, ou seja, sem depender da nossa vontade. Ele fica entre o pulmão direito e o esquerdo, abaixo das costelas.
Os Vasos Sanguíneos são estruturas em forma de tubo, flexíveis: as artérias, veias e vasos capilares. Circulação é o nome dado à movimentação do sangue pelos vasos sanguíneos, impulsionada pelas batidas do coração. Quando os músculos do coração relaxam, falamos que ocorreu a diástole; e quando seus músculos se contraem, sístole.
Na circulação sanguínea, o sangue rico em gás carbônico passa do coração para os pulmões, por meio das artérias pulmonares. Lá, ele se oxigena, e depois retorna ao coração dentro das veias pulmonares.
Depois, esse sangue já oxigenado vai do coração para as diversas partes do corpo. Ele leva oxigênio para as células, e retira delas o gás carbônico, retornando ao coração. Após esse momento, ele completa o ciclo, retornando novamente aos pulmões.
Esse sangue oxigenado vai para outras regiões do corpo por meio das artérias. Elas estão ligadas aos capilares, que são vasos