Sistema circulatório
CONCEITO: Sistema fechado onde circulam humores (sangue e linfa). O sistema circulatório é um sistema tubular constituído por uma vasta rede de tubos (vasos) de vários tipos e calibres, que põe em comunicação todas as partes do corpo.
O sistema circulatório tem como funções, permitir a passagem do sangue através do coração e vasos para todas as partes do corpo.
Transportar nutrientes que foram absorvidos pela digestão dos alimentos e oxigênio às células do organismo que é incorporado ao sangue quando este circula pelo pulmão.
Transporta e remover os resíduos metabólicos celulares desde os locais onde foram produzidos até aos órgãos encarregados de eliminá-los.
E também como mais uma função temos a defesa do organismo, através de células especializadas para tal, contra substâncias estranhas e microrganismos.
ORGÃOS QUE CONTITUEM O SISTEMA
Coração: é o “motor” do sistema circulatório. Sua função é bombear o sangue, de forma que chegue a todo corpo. Com isso, o sangue que contém oxigênio pode alimentar a células do corpo. Uma circulação completa inclui duas passagens pelo coração: uma em direção ao corpo e a outra em direção ao pulmão.
Vasos Capilares: são as veias, artérias e capilares. Sendo que as artérias são mais largas e flexíveis, as veias mais finas, mas igualmente resistentes (isso porque as veias circulam sangue em locais de baixa pressão, portanto precisa ser resistente). Os capilares são os menores vasos sanguíneos e sevem de canal de transição das artérias para as veias.
Sangue: material líquido que transporta os nutrientes e oxigenação para as células e tecidos do corpo. É bombeado pelo coração e é amplamente rico em nutrientes.
A aorta carrega