Sistema Circulatório do Coração
A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células.
O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam humores. Os tubos são chamados vasos e os humores são o sangue a linfa. Para que estes humores possam circular através dos vasos há um órgão central, o coração, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.
Coração
O órgão central do sistema circulatório, é um órgão muscular, oco, que funciona como uma bomba retrátil-propulsora. Embora seu peso oscile entre 280 e 340 Gr , pode pesar muito mais quando exigido continuamente, como em atletas e trabalhadores que exercem intensa atividade física.
O tecido muscular que forma o coração é de tipo especial- tecido muscular estriado cardíaco, e constitui a sua camada média ou miocárdio. Forrando internamente o miocárdio existe o endotélio, continuo com a camada íntima dos vasos que chegam ou saem do coração. Esta camada interna recebe o nome de endocárdio. Externamente ao miocárdio, há uma serosa revestindo-o, denominada epicárdico.
A cavidade do coração é subdividida em quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) e entre átrios e ventrículos existem orifícios com dispositivos orientadores da corrente sangüínea: são as valvas.
Forma e situação:
O coração tem a forma aproximada de um cone truncado, apresentando uma base, um ápice e faces (esterno costal, diafragmática e pulmonar). A base do coração não tem uma delimitação nítida, isto porque corresponde à área ocupada pelas raízes dos grandes vasos da base do coração, isto é, vasos através dos quais o sangue chega ou sai do coração.
O coração fica situado na cavidade torácica, através do esterno, acima do músculo diafragma, sobre o qual em parte repousa, no espaço compreendido entre os dois sacos pleurais, denominado mediastino. Sua maior porção se encontra à esquerda do plano mediano.
Morfologia Interna
Quando