sistema circulatorio
A aula ministrada no dia 13 de maio com a professora Márcia no laboratório de estrutura e função 2, onde abordamos assuntos relacionados ao sistema circulatório, aprendemos a localização das artérias e das veias. Foi de relevante importância para aprimorar nossos conhecimentos.
Passamos por duas estações, a primeira localizamos os vasos em peças de rezina e na segunda realizamos a ausculta dos focos: aórtico, pulmonar, tricúspide, e mitral.
INTRODUÇÃO
Os vasos sanguíneos formam uma rede de tubos que transportam sangue do coração em direção aos tecidos do corpo e de volta ao coração. Os vasos sangüíneos podem ser divididos em sistema arterial e sistema venoso:
Sistema Arterial: Constitui um conjunto de vasos que partindo do coração, vão se ramificando, cada ramo em menor calibre, até atingirem os capilares.
Sistema Venoso: Formam um conjunto de vasos que partindo dos tecidos, vão se formando em ramos de maior calibre até atingirem o coração.
Os vasos sanguíneos que conduzem o sangue para fora do coração são as artérias. Estas se ramificam muito, tornam-se progressivamente menores, e terminam em pequenos vasos determinados arteríolas. A partir destes vasos, o sangue é capaz de realizar suas funções de nutrição e de absorção atravessando uma rede de canais microscópicos, chamados capilares, os quais permitem ao sangue trocar substâncias com os tecidos. Dos capilares, o sangue é coletado em vênulas; em seguida, através das veias de diâmetro maior, alcança de novo o coração. Esta passagem de sangue através do coração e dos vasos sanguíneos é chamada de CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA.
CONCLUSÃO
Concluímos que o sistema circulatório é um elemento de extrema importância para a nossa sobrevivência, sem ele sem a realização da nossa circulação sanguínea não teríamos como sobreviver, pois a mesma é responsável pelo transporte de elementos por todo nosso corpo como vitaminas, oxigênio entre outros.
Ao aprofundarmos nossos conhecimentos sobre o nosso