Sistema Circulatorio
Podemos falar que o sistema circulatório é composto por sangue, coração e vasos sanguíneos. As funções realizadas pela circulação do sangue são indispensáveis para o equilíbrio do nosso corpo e vitais para a manutenção da vida, no sistema circulatório ocorre a distribuição de nutrientes e oxigênio para todas as células do nosso corpo, o transporte de hormônios, a remoção de toxina nos tecidos e a defesa imunológica do nosso organismo.
Nos animais vertebrados esse sistema possui um órgão central (o coração), situado na porção ventral do organismo. Nos seres humanos esse órgão encontra-se alojado no interior da cavidade torácica, atrás do osso esterno, entre os pulmões e superior ao diafragma.
O coração funciona como uma bomba, dando pressão ao sangue para que este circule por todo o nosso corpo através dos vasos sanguíneos. Quanto mais próximo ao coração, com mais pressão o sangue será bombeado, a medida que os vasos sanguíneos vão se ramificando, sua pressão vai diminuindo. Após circular por todo o corpo e realizar as trocas necessárias ao equilíbrio do organismo, o sangue retorna ao coração e aos pulmões, onde fará novas trocas (dessa vez de gás carbônico por oxigênio) para, então, refazer seu percurso. Artérias, vasos sanguíneos, veias e capilares são de fundamental importância, onde, as artérias são vasos pelos quais o sangue sai pelo coração e como a pressão do sangue do lado arterial é maior, comparando com as veias, a parede das artérias é mais espessa. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração; dentro delas há válvulas; caso o sangue comece a fluir na direção contrária do coração, fecham-se impedindo o refluxo do sangue. Os capilares são vasos microscópicos, com apenas uma camada de célula e uma camada local que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno. O sangue segue um caminho continuo, fazendo um ciclo completo. Divide-se dessa maneira, o sistema circulatório em dois