Sistema cardiovascular
* O ventrículo esquerdo é o que bate mais forte e tem uma pequena inclinação para o lado esquerdo. O ciclo cardíaco compreende a sístole e diástole das câmaras cardíacas, contração e relaxamento respectivamente, esse movimento acontece em um adulto normal 70 vezes por minuto, em média.
* O coração apresenta regiões denominadas membranas ou túnicas cardíacas, que são “abas de tecidos musculares”. São elas:
- Pericárdio: é a túnica externa do coração. Graças ao pericárdio é que o coração não gruda no pulmão;
- Miocárdio: membrana localizada entre o endocárdio e o epicárdio.
- Epicárdio: outra túnica externa abaixo do pericárdio (gordura);
- Endocárdio: região interna onde as válvulas se fixam.
* O coração também possui cavidades, que são os átrios e os ventrículos. O átrio direito se comunica apenas com o ventrículo direito e o átrio esquerdo se comunica apenas com o ventrículo esquerdo. Essa comunicação se dá pelas válvulas cardíacas. A válvula que faz a comunicação do átrio direito para o ventrículo direito é a TRICUSPIDE. A válvula que faz a comunicação do átrio esquerdo com o ventrículo esquerdo é a válvula BICÚSPIDE ou MITRAL. Essas válvulas impedem que o sangue flua na direção errada.
* As válvulas semilunares pulmonares: saída para a artéria pulmonar do ventrículo direito. As válvulas semilunares aórticas: saída para a artéria aorta, do ventrículo esquerdo.
* Existem marca passos artificiais, entretanto, naturalmente no coração é encontrado um marca passos, que fica localizado no átrio direito e é a fluidez do sangue que o aciona.
* Para identificação: o miocárdio mais espesso fica do lado esquerdo. Então, o ventrículo esquerdo possui miocárdio mais