Sistema cardiovascular
Abreviações não oficiais
AD: átrio direito; AE: átrio esquerdo; VD: ventrículo direito; VE: ventrículo esquerdo; AVD: atrioventricular direito; AVE: atrioventricular esquerdo
Estruturas: Coração; Vasos sangüíneos (artérias, veias, capilares); Sangue
Artérias: Parede espessa (fibras musculares), fluxo sangüíneo de saída do coração, sangue com alta pressão em seu interior, geralmente mais profundas.
Veias: parede delgada (fibras musculares apenas nas veias calibrosas), fluxo sangüíneo de retorno ao coração, sangue com baixa pressão em seu interior, presença de válvulas no interior de algumas para auxiliar no retorno venoso. Podem ser superficiais ou profundas, acompanham o trajeto das artérias que drenam, porém, comumente para cada artéria há duas veias correspondentes para drenagem, dada a baixa pressão de fluo sangüíneo.
Capilares: vasos de parede celular que permitem a troca de substâncias entre o sangue e o interstício
Mediastino
Espaço na caixa torácica delimitado pelas pleuras, diafragma, esterno, coluna vertebral. Dividido em mediastino superior e inferior por um corte transversal pela base cardíaca. O mediastino inferior é subdividido em anterior, médio e posterior de acordo com a relação com o coração.
Estruturas mediastinais: traquéia, brônquios, grandes vasos, coração, pericárdio, timo, ducto torácico, nervo vago
I. Coração
Localização: Mediastino médio
Orientação: eixo longitudinal oblíquo em cerca de 45° à esquerda
Pericárdio * Saco envoltório do coração no mediastino. Formado por dupla parede, protege o coração e regula a expansão diastólica. * Pericárdio seroso: camada interna de tecido seroso, subdividida em pericárdio visceral (aderido ao coração, formando o epicárdio), e pericárdio parietal (reveste o pericárdio fibroso internamente) * Pericárdio fibroso: formado de tecido fibroso, resistente e inextensível, fixa-se ao diafragma em sua face inferior, ao esterno em sua face anterior