Sistema cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO
1) HISTOLOGIA
Camadas do coração:
Endocárdio: apresenta endotélio apoiado a uma delgada camada de tecido conjuntivo frouxo (subendotélio). A rede vascular, a nervosa e o sistema excito-condutor, correm pelo estrato subendocárdico, que fica entre o miocárdio e o subendotélio.
Miocárdio: contém fibras musculares cardíacas dispostas de forma variável, ou seja, em diversas direções.
Pericárdio: é formado pelo folheto parietal e pelo folheto visceral. Entre os folhetos existe um fluido para haver melhor deslizamento entre eles. O folheto visceral é conhecido por epicárdio, no qual, é constituído por um epitélio pavimentoso simples (mesotélio) apoiado a uma camada de tecido conjuntivo. Aqui é onde o tecido adiposo em excesso é acumulado.
Válvulas Cardíacas: contém tecido conjuntivo denso com fibras elásticas e colágenas na parte central, e, endotélio resvestindo. Já as bases das válvulas são presas à anéis fibrosos do esqueleto do coração. Sistema excito-condutor: composto pelo nodo sinusal e pelo feixe atrioventricular (His), que parte do nodo atrioventicular. Os nodos se localizam na parede atrial e a partir deles, os ramos do feixe de His se dirigem aos ventrículos.
Nodos: São células musculares cardíacas especializadas e fusiformes, com sarcoplasma e poucas miofibrilas.
Feixe: na sua parte inicial, segue características semelhantes as do nodo atrioventricular, e na sua parte distal, apresenta as células de Purkinje.
Vasos: Os vasos de maior calibre são constituídos por três camadas: íntima, média e adventícia, as quais são usadas para diferenciarmos os vasos.
Túnica íntima apresenta: uma camada de células endoteliais apoiada na camada subentolelial (tecido conjuntivo frouxo); limitante elástica interna, que separa a camada íntima da camada média. Túnica média apresenta: fibras musculares lisas dispostas circularmente; fibras elásticas; fibras reticulares de colágeno tipo III;