A utilização da micro corrente galvânica no tratamento das estrias albas
The use of current galvanic in the treatment from the stretch marks albas
INTRODUÇÃO
A fisioterapia dermato funcional é uma área nova, pouco pesquisada e vem adquirindo cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Baseia-se na prevenção e recuperação física funcional dos distúrbios endócrinos, metabólicos, dermatológicos e músculo esqueléticos e o fisioterapeuta dispõe de vários recursos físicos para tratar as diversas alterações estéticas, entre elas, a estria.
A estria é considerada um problema estético, mas que pode ocasionar problemas emocionais, passando a ter grande importância social e médica. Ela também pode ser encontrada em homens, porém, é um dos problemas estéticos mais comuns entre as mulheres decorrentes de uma degeneração das fibras elásticas da pele que acarreta diversos fatores, entre eles, a distensão exagerada por alterações hormonais e predisposição genética. Caracteriza-se como uma atrofia tegumentar adquirida de aspecto linear que surge inicialmente na cor avermelhada (stria rubrae), evoluindo para uma tonalidade esbranquiçada (stria albae)¹˒².
As atrofias supramencionadas normalmente apresentam-se bilateralmente e paralela umas as outras, podem ser mais escassas ou numerosas e geralmente começam a surgir durante a puberdade, em decorrência de um crescimento acelerado, como também na obesidade. As rupturas da pele surgem com mais frequência nas regiões dos glúteos, mamas, abdômen, coxas e região lombar ²˒³.
Muitos autores relatam que não existe um tratamento totalmente eficaz para essa disfunção e que o sucesso varia de pessoa para pessoa e do grau que a estria se encontra, sendo mais eficaz na fase inicial com a estria ainda vermelha, no entanto também mostra bons resultados em estrias brancas. A literatura relata a utilização da microcorrente galvânica no tratamento das estrias, esta é um tipo de corrente elétrica de baixa frequência e fluxo