Sistema Articular
Principal sistema que determina a quantidade de movimentos corporal. Constituído por um conjunto de estruturas anatômicas que se unem formando uma articulação sendo:
Cartilagem articular, Capsula articular, Ligamentos articulares, Membrana sinovial, Líquido sinovial e Bolsa sinovial. (Nem todas as articulações possuem todos essas estruturas).
As articulações quanto ao movimento é classificado dos seguintes tipos:
Sinartrose – Apresenta movimento limitado devido a grande importância na proteção de outras estruturas.
Anfiartrose – São articulações com movimentos moderados. Possuem ação protetora como também responsabilidade na produção de movimentos.
Diartrose – Apresentam amplos movimentos articulares sendo as mais comuns dentro do organismo. Não apresentam características protetoras.
Classificação estrutural:
Articulações Fibrosas – são articulações que apresentam movimentos limitados e com isso, são consideradas as mais simples do corpo humano. A união delas é o contato direto entre duas extremidades. Se dividem em 3 tipos:
SUTURAS: são articulações encontradas entre os ossos da calota craniana e alguns ossos da face. São formadas por completo após o crescimento do encéfalo.
SINDESMOSES: são encontradas entre o rádio e a ulna e entre a tíbia e a fíbula. O que determina a formação desta articulação é uma membrana interóssea que mantém unido firmemente estes ossos.
GONFOSE: união entre raiz dos dentes com os ossos mandibular e maxilar. São as únicas articulações do corpo substituídas naturalmente.
Articulações Cartilaginosas – são articulações unidas por uma cartilagem hialina. Essas articulações apresentam moderados movimentos articulares devido pela ausência de espaço articular. Possui caráter protetor e pela sua função na absorção de impactos. São reforçadas por cápsulas e ligamentos. Se dividem em 2 tipos:
SÍNFISE: são encontradas entre os corpos vertebrais e entre os dois ossos púbicos. São cartilagens permanentes e entre os corpos