SISTEMA ARTICULAR
São os locais onde dois elementos esqueléticos se unem, dando estabilidade as zonas de união e permitindo que exista mobilidade entre eles, ou não.
FUNÇÃO DAS ARTICULAÇÕES
A função do sistema articular é dar mobilidade, garantir a estabilidade dos ossos durante o movimento e amortecer impactos. Também pertence às articulações a função de limitar tais movimentos para evitar que ultrapassem uma amplitude determinada, em função das necessidades de cada parte do corpo.
ESTRUTURA DAS ARTICULAÇÕES
Os cinco principais elementos não-ósseos das articulações são a cartilagem articular, os ligamentos, a cápsula articular, a membrana sinovial e os meniscos. Nem todas as articulações apresentam todos os elementos mencionados, o que está na dependência da sua complexidade e, portanto, da sua mobilidade
Cartilagem articular
A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo especial, composto por células chamadas condrócito e fibras elásticas e resistentes, situadas entre as referidas células. Tudo isso está incluído em uma substância ou matriz, de consistência semelhante a um gel, que dá firmeza e a elasticidade que caracterizam a cartilagem. Admite-se que a matriz de cartilagem desempenha um papel importante na nutrição dos condrócitos. Sobre as superfícies articulares dos ossos se encontra o tipo mais comum de cartilagem, que se chama cartilagem hialina, articular ou de revestimento. É um tecido semitransparente de certo modo elástico, e de cor branca azulada. Permite o deslizamento entre si das superfícies articulares, evitando um desgaste excessivo, além de atuar como amortecedor em face de pequenos traumatismos
Ligamentos
São estruturas fibrosas que se inserem perto das articulações em todos ou só em alguns ossos, limitando especificamente a amplitude de movimentos de cada articulação. Podem ser largos, curtos, redondos, etc. Alguns localizam-se no interior da cavidade articular.Por exemplo, o ligamento da cabeça do fêmur ou os cruzados do joelho.
.