Sistema Android
Introdução
Figura 1
Estudos mostram que nos dias atuais mais de seis bilhões de pessoas possuem um celular, como na Figura 1, e isto é quase a totalidade da população mundial que é de sete bilhões de habitantes, segundo a ONU. “A crescente evolução dos dispositivos móveis, impulsionada pelo modo em que os fabricantes vêm trazendo aparelhos cada vez mais completos, tem aberto um novo mercado de aplicações para celular. A presença de GPS (Sistema de Posicionamento Global), conexão Wi–Fi, acelerômetros (sensores de movimento) e aumento na capacidade de processamento, fazem com que estes aparelhos estejam aptos a portar aplicações mais robustas e prover novas funcionalidades. Aparelhos mais robustos requerem sistemas operacionais mais complexos, e com capacidade de gerenciar os novos componentes de seu hardware. Sendo assim, alguns sistemas operacionais surgiram para sanar este ponto, dentre eles pode–se citar: Symbian OS, Iphone OS, Google Android e Windows Mobile [10]”. Neste trabalho vamos nos aprofundar no sistema operacional Android.
O Android está presente em milhões de celulares, tablets, e outros dispostivos trazendo o poder da Google e da web em suas mãos. Com um browser incrivelmente rápido, sincronização em nuvem, sistema multitarefa, facilidades para se conectar e compartilhar, e os mais recentes aplicativos da Google (e milhares de outros aplicativos disponíveis na Google Play) com Android seu dispositivo está muito além de inteligente”
A história deste sistema inicia–se em julho de 2005 quando a Google adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, California, USA [3]. Na Google, no tempo em que era conduzida por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma para sistemas móveis baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes. Nascia assim o embrião do sistema operacional Android. Esse sistema foi desenvolvido na plataforma Java e atualmente é mantido pela