Sisserta O Democracia
483 palavras
2 páginas
Curso: DireitoDisciplina: História e Direito
Período: 1ª
Professor: Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Junior
Acadêmico: Jan Carlos Dias Barbosa
Data:30/03/2015
Principais diferenças entre democracia grega e a democracia moderna?
A palavra “democracia” vem do grego demos, "povo", e kratos, "autoridade”, em outras palavras, democracia é o poder (ou autoridade) exercida através do povo. Em questão a diferença da democracia grega e a moderna podemos observar caminhos parecidos mas representações diferentes.
O auge da democracia grega se deu início no século 5 a.c. conhecido como século de ouro ou século de Péricles. Este estadista foi responsável por ter introduzido a isonomia que é a igualdade de todo cidadão perante a lei, a isegoria que assegurava a igualdade do direito no uso da palavra e a isotimia que é a abolição das funções e cargos hereditários dando possibilidade a todo cidadão ocupar qualquer cargo. Só que o problema é que para Péricles o conceito de cidadão era muito restrito e se resumia em um homem nascido em Atenas, filho de um pai e uma mãe atenienses. A democracia exercida na Grécia era chamada de direta, onde o cidadão ia a praça fazer leis e votar leis. Ato que era possível na época por motivo da restrição do conceito de cidadão onde só 10% eram considerados pela definição, logo que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram enquadrados na cidadania.
Hoje a democracia moderna conta com um novo conceito de cidadão, onde o Cidadão é o habitante da cidade, é aquele que está no gozo de seus direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Com isso a democracia direta da Grécia antiga ficou praticamente inviável, porque é impossível que todos os cidadãos de um grande país possam ir a praças decidir sobre a política da sua sociedade, então são escolhidos representantes da confiança do povo que fazem isso por todos os cidadãos daí surge o conceito de democracia semidireta, que além de promover essa