Sirley
Título Original: Taare Zameen Par
Sinopse: É a história de uma criança, Ishaan Awasthi, de 9 anos, que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Um professor substituto de Artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicionso plano de tesgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e a vontade de viver.
Duração: 140 min
Direção: Aamir Khan, Amole Gupte
Elenco: Aamir Khan (Ram Shankar Nikumbh) Darsheel Safary (Ishaan Awasthi) M.K. Raina (Diretor(Principal)) Sachet Engineer (Yokaan Awasthi/Dada)
Produtores: Aamir Khan
País de Origem: Índia
Estréia Mundia: 2007
Estréia Brasil: 21 de dezembro de 2007
CLAUDIA PERROTTA
Antes mesmo de seu início propriamente dito, nas cenas que precedem a ficha técnica, o filme indiano “Como estrelas na terra, toda criança é especial” apresenta sua temática. Em um ritmo cada vez mais frenético, combinado com a sirene de fundo musical, uma lousa de sala de aula vai sendo preenchida por números e letras misturados aleatoriamente, enquanto, diante dela, professoras típicas evocam os nomes de seus alunos e “cantam” suas notas. A grande maioria, pelo bom desempenho, ganha como reforço positivo um sorriso de satisfação das professorinhas; apenas um garoto, Ishaan, recebe de volta a mesma expressão de desesperança e decepção. É sempre o pior da classe. Então, quando a lousa se torna apenas um bloco branco repleto de rabiscos e símbolos ininteligíveis, faz-se silêncio, e nosso olhar pode finalmente ter algum descanso na imagem de um pequeno lago. À beira dele, o protagonista Ishaan contempla os peixinhos, e, concentrado, se prepara para caçá-los com uma técnica precisa, que, certamente, foi desenvolvida ao longo do tempo dedicado à atividade. Mas esse descanso dura pouco; logo é interrompido por um