Sintese Reflexiva RCNEI, pg 141/151
Páginas 141/151
Podemos iniciar esta síntese com as seguintes perguntas: Porque é importante a intervenção pedagógica no processo de leitura e de escrita? Como se pode fazer esta intervenção? Qual o papel do professor no processo das práticas de leitura? E qual é a importância de saber ler? E o que são realmente práticas de leitura? E o que é um ambiente alfabetizador? Esta síntese objetiva responder estas questões, proporcionando uma visão diferente do que responderíamos se não tivéssemos a oportunidade de nos depararmos com as verdades expostas aqui. Então vamos lá! Uma boa leitura para você! A partir da leitura realizada do Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil, da página 141 a 151, podemos afirmar sobre a importância da intencionalidade nas práticas de leitura. O texto afirma que as atividades realizadas com as crianças devem fazer sentido para elas, como parte de um projeto mais amplo. Quando a intencionalidade não ocorre, as crianças podem ter uma compressão distorcida do que é leitura.
A prática de leitura é um veículo que conduz as diversas culturas existentes, faz-se necessário conhecer vários materiais escritos para poder aprender a diferir uma cultura da outra. Este processo de construção do conhecimento por meio da leitura ocorre pela intervenção direta do professor.
A importância de conhecermos vários gêneros de leitura não anula o fato de que destrincharmos o conhecimento não seja necessário. É necessário trabalhar todos os gêneros, porém organizadamente, oportunizando as crianças o conhecimento sistematizado de cada um. É também por meio da leitura e histórias que a criança constrói seu universo de valores e costumes, onde sua visão de mundo é formada e também sua compressão sobre as demais culturas. A leitura contribui na construção da subjetividade e da sensibilidade da criança.
Dar vida a leitura! A criança precisa compreender que ler significa dar significado ao texto e sentido a ele. A leitura é um