Sintese proteica
1. Em procariotos, quantas ligações fosfato de "alta energia" serão gastas na inserção de um aminoácido na cadeia polipeptídica, começando com o aminoácido livre?
Duas para a ativação do aminoácido por conversão em aminoacil-tRNA às expensas de ATP ®® AMP + 2Pi e mais duas para a ligação e translocação do aminoacil-tRNA no ribossomo, ambas às expensas de GTP ® GDP + Pi.
O total portanto, é quatro.
2. A sequência de nucleotídeos em torno do sítio de iniciação na mensagem para a síntese da proteína de revestimento do fago de RNA R17 é
5'...G-A-A-G-C-A-U-G-G-C-U-U-C-U-A-A-C-U-U-U ... 3'
(a) Qual códon especifica o primeiro aminoácido da proteína?
(b) Por quê a sequência de três nucleotídeos UAA localizados mais à direita não causa a terminação da cadeia de proteína?
(a) A leitura começa na extremidade 5'. O primeiro códon a ser lido para qualquer proteína será AUG, que especifica o aminoácido iniciador formilmetionina.
(b) Após a iniciação, a sequência de códons a ser lida será:
AUG-GCU-UCU-AAC-UUU
A sequência UAA não será lida como um códon. Diz-se que ela está fora de fase (out of phase) com o molde de leitura (reading frame).
3. Qual é o peso molecular de mRNA que codifica uma proteína de peso molecular igual a 75000? Considere 120 o peso molecular médio dos aminoácidos e 320 o peso molecular médio dos nucleotídeos.
Uma proteína de peso molecular 75000 contém
75000/120 = 625 aminoácidos
É necessário um mRNA contendo 3 ´ 625 = 1875 nucleotídeos para codificar uma proteína (talvez um pouco mais de nucleotídeos para poder codificar as regiões de "início" e "fim").
Portanto, o peso molecular do mRNA é, aproximadamente
1875 ´ 320 = 6 ´ 105
2
Em geral, a razão PMRNA/PMproteína situa-se entre 8 e 10, dependendo da composição em aminoácidos.
4. O DNA (cromossomo) da E. coli tem um peso molecular de 2,2 ´ 109, o que corresponde a 3,56 ´ 106 pares de nucleotídeos. Se 75% do cromossomo da E.
coli